segunda-feira, 8 de julho de 2013

Nos primeiros anos de 1800, grandes áreas de terra na Austrália ficaram disponíveis para criação de gado bovino. O gado criado nessas terras tinha se tornado tão selvagem e rebelde que as raças européias tradicionais que tinham sido úteis na domesticação de gado, não servia mais para esse trabalho. Era necessário um cão que suportasse percorrer longas distâncias por um terreno difícil sob o calor e controlasse o gado sem latir (o que só servia para deixar o gado ainda mais selvagem). Em 1840, um homem chamado Hall cruzou alguns Blue Smooth Highland Collies com os Dingos produzindo uma linhagem conhecida como Heelers. Um macho especialmente importante foi um cachorro chamado Bentleydog, considerado o responsável pela mancha branca encontrada na cabeça dos Australian Cattle Dogs de hoje. Outros criadores cruzaram seus Heelers com outras raças, incluindo o Bull Terrier, o Dálmata e mais tarde o Kelpie preto-castanho, uma raça de cães de pastoreio de ovelhas. O resultado foi um cão com os instintos de pastoreio do Collie e do Kelpie; a resistência e o estilo tranquilo do Dingo; e o bom senso e o instinto protetor do Dálmata, todo com um estilo de pelo padronizado. Na medida em que os cães se tornaram vitais para a indústria do gado de Queensland, eles ganharam o nome de Queensland Blue Heeler. Mais tarde ficaram conhecidos como Australian Heeler, e finalmente Australian Cattle Dog. Em 1897 foi criado um padrão para a raça com ênfase nos seus traços Dingo. O Australian Cattle Dog demorou para chegar à América, talvez por sua semelhança com as raças pastoras já estabelecidas. Quando teve chance, ele mostrou seu valor e foi muito bem aceito como pastor e como animal de estimação. O AKC reconheceu a raça em 1980, e desde então se tornou um cão de exposição muito capaz, sem perder suas funções principais.

Características: Inteligente, resistente, independente, obstinado, enérgico e incansável: esses são os traços principais para um pastor de gado e são os traços do Australian Cattle Dog. Esse cão precisa de uma ocupação ou ele irá arrumar algo pra fazer sozinho. Recebendo desafios mentais e exercício físico pesado todos os dias, ele é um dos cães mais obedientes e um companheiro de aventuras exemplar. Ele tende a mordiscar os calcanhares de crianças que estiverem correndo.

Cuidados básico: O Australian Cattle Dog foi criado para ser ativo e incansável. Ele precisa de muita atividade física e mental, bem mais do que um simples passeio de coleira. Uma boa corrida ou um longo treino, juntamente com aulas de obediência e outro desafios intelectuais, são essencias todos os dias. O Australian Cattle Dog fica mais feliz quando tem algum trabalho pra fazer. O Australian Cattle Dog precisa ser escovado ou penteado toda semana para remover pelos mortos.

Saúde: Principais Preocupações: CHD, OCD, surdez, PRA
Preocupações Menores: nenhuma
Vistos Ocasionalmente: catarata, luxação do cristalino, PPM, vWD
Exames sugeridos: quadril, audição, olhos
Expectativa de vida: 10-13 anos

Fotos



Postado Por:Bichinhos Meigos As: 20:54 1 Comentário

Um comentário:

  1. Blue Heeler pode ter pêlo longo como da última foto? Vi em vários lugares que eles têm pêlo curto e não exige tosa. Adotei em feirinha de animais uma igualzinha esse da última foto achando que era mestiço por ter pêlo longo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter

Seguidores ♥

Facebook ♥

Tecnologia do Blogger.

Postagens mais visitadas