Cão de grande porte, com pelos finos, longos e sedosos, que completam o crescimento entre três e quatro anos de vida do animal. Antes disso, os pelos são curtos e esparsos.
Pode ser encontrado em diversas cores, como branco, marrom, dourado, cinza e preto. Possui a cabeça ereta, com pose altiva. O focinho é longo e os olhos escuros. A cauda é curta e não possui muitos pelos.
Expectativa de vida: 14 anos Altura do macho: de 68 a 74 cm. Altura da fêmea: de 63 a 69 cm. Peso: de 23 a 32 kg
Características: Cão utilizado no passado para corrida, por isso precisa de bastante exercício. É independente, não obedece a qualquer ordem e não costuma pedir atenção do dono, mas é afetivo. É uma raça reservada e indiferente com estranhos. Não costuma atacar se não for provocado anteriormente, mas é levemente feroz.
Têm porte nobre e não são muito brincalhões, portanto não são indicados para aqueles que querem um cão dócil e sempre presente.
Cuidados básico: Para manter o pelo longo sedoso, o Afghan Hound precisa de bastante cuidado. Como os pelos demoram a atingir o longo comprimento, é importante acostumar o filhote desde cedo com banho morno uma vez por mês.
Secar dentro das orelhas do cão com um algodão. No corpo, primeiro uma toalha e depois o secador.
A troca de pelos de filhote para adulto começa com seis meses. Para que não forme nós, a escovação é fundamental. Nesta fase, é indicado banho uma vez por semana.
Após os quatro anos pode-se diminuir a frequencia para uma vez a cada dez dias.
Não se tosa o Afghan Hound, a menos que não haja condições para cuidar de seu pelo ou quando o animal passa dos dez anos, quando banhos e secagem semanais podem ser sofríveis.
Alimentação: A quantidade de ração varia de acordo com o peso e o tamanho do animal, e pode ser encontrada nas embalagens.
Deve-se alimentar o cão três vezes por dia e manter água à vontade, sempre fresca, na vasilha.
Cães de grande porte consomem rações large breed.
Até os 12 meses, o Afghan Hound é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 130 a 200 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes (pupppy large).
A partir de um ano o cão é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 220 a 300 gramas/dia.
A qualidade da ração e fundamental para a saúde do animal. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.
Espaço para criação: Esta raça corre bastante e pula, por isso é preciso uma área cercada e com altura suficiente.
Passear com ele é uma boa alternativa para gastar energia, mas em períodos de calor não deve fazê-lo correr.
Origem: http://delas.ig.com.br
0 comentários:
Postar um comentário